Modbus RTU

À interface Modbus RTU RS485 é possível conectar não só inversores solares KOSTAL, mas também outros aparelhos.

No modo Modbus RTU Slave, o KOSTAL Smart Energy Meter disponibiliza os dados de medição através da interface RS485. No modo Modbus RTU Master, pelo contrário, os dados de medição são enviados a outros aparelhos Slave e gravados para controlar os mesmos. O modo Master só é possível através de configurações definidas pelo utilizador.

Ambas as interfaces RS485 A e B podem ser configuradas individualmente.

INFORMAÇÕES

Info

Os detalhes sobre a ligação do cabo de comunicação do inversor à tomada RS485 podem ser encontrados no manual de instalação do KOSTAL Smart Energy Meter.

Dependendo do comprimento do cabo e do número de participantes no bus, recomenda-se que este seja terminado nas duas extremidades com uma resistência de 120 Ohm. Através da terminação são reduzidas as reflexões na ligação. Em determinadas circunstâncias, isso poderá ser obrigatório para garantir a fiabilidade da aplicação.

Através da seleção de um inversor para a interface RS485 A ou B todos os campos são preenchidos com valores predefinidos. Estes podem ser ajustados, se necessário.

 

Configurações do Modbus RTU através de RS485

Parâmetros

Descrição

Interface

RS485 (A)
Pré-configurada para PIKO IQ/PLENTICORE

RS485 (B)
Pré-configurada para PIKO MP plus

Ativar interface

Ativada
A funcionalidade Modbus Slave está ativada na respetiva interface RS485. Só depois de ativar a interface e guardar as configurações é que o KOSTAL Smart Energy Meter pode consultar dados através da interface.

Desativada
A interface Modbus está desativada.

NOTA! Ao utilizar um PIKO MP plus com uma bateria conectada ou uma Wallbox ENECTOR e funções de conforto ativadas, é necessário desativar aqui a interface. Isto é consultado ao configurar a bateria ou a Wallbox no menu de configuração dos aparelhos.

Ajuste prévio

Seleção do aparelho conectado. Através de uma seleção, todos os campos são preenchidos com valores predefinidos. Estes podem ser ajustados, se necessário.

Modo

Slave (valor padrão)/Master
A interface funciona como Modbus Master (os dados são enviados a aparelhos Slave e aí gravados) ou Modbus Slave (apenas os dados que podem ser consultados por outros aparelhos é que são disponibilizados).

Endereço do Slave

Define o endereço do Energy Manager no Modbus

O valor pode situar-se entre 1 e 247.

Taxa de baud

Define a taxa de baud da ligação

Bits de dados

Define a quantidade de bits de dados

Paridade

Define a paridade da ligação

Bits de paragem

Define a quantidade de bits de paragem