Ligar o recetor de telecomando centralizado

1

Inversor ao qual o recetor de telecomando centralizado é conectado

2

Painel de ligação COM2

3

Conector da interface de comunicação

4

Recetor de telecomando centralizado

5

Ative o recetor de telecomando centralizado na aplicação KOSTAL PIKO CI

6

Ative o modo de comunicação (LAN ou RS485) na aplicação KOSTAL PIKO CI

7

Ative os valores de comutação para o recetor de telecomando centralizado na aplicação KOSTAL PIKO CI

Algumas empresas de abastecimento de energia oferecem aos proprietários de instalações FV a possibilidade de estes regularem as respetivas instalações através de um comando de potência ativa variável e, assim, aumentar a injeção na rede pública em até 100 %.

INFORMAÇÕES

Info

Em alguns casos, o contador de energia digital KOSTAL Smart Energy Meter pode ser uma alternativa económica ao recetor de telecomando centralizado. Nesse caso, ainda que a injeção seja limitada pela empresa de abastecimento de energia, o inversor controla o fluxo de energia (autoconsumo na rede doméstica e injeção na rede pública) de forma que a perda de energia autoproduzida seja tão reduzida quanto possível ou mesmo inexistente.

Informe-se junto da sua empresa de abastecimento de energia ou do seu instalador para saber que regras de aplicação são válidas para si ou se existe outra alternativa (p. ex., Smart Meter) mais adequada à sua situação.

Se, na rede doméstica, já estiver ligado um recetor de telecomando centralizado a um outro inversor KOSTAL, será possível utilizar os sinais de comando deste recetor de telecomando centralizado.

  1. Desligue o cabo de potência da tensão.
  2. PERIGO

    danger

    Perigo de morte devido a choque elétrico e descarga elétrica!

    Desligar todos os aparelhos da tensão e bloquear contra uma nova ligação.

  3. Instale o recetor de telecomando centralizado no armário de distribuição ou no distribuidor de corrente.
  4. Instale o cabo de comunicação corretamente desde o inversor até ao armário de distribuição e conecte-o de acordo com o esquema de ligações do fabricante.
  5. INFORMAÇÕES

    Info

    Requisitos para o cabo de comunicação:

    • Secção transversal do fio de 0,34 - 1,5 mm² (rígido) ou 0,34 - 1,0 mm² (flexível)
    • Comprimento máx. 30
    • Comprimento de descarnagem aprox. 5 mm
  6. Passe o cabo de comunicação através da tampa do painel de ligação COM2. Vede a ligação com o anel de vedação e a porca de capa.
  7. Conecte o cabo de comunicação ao conector para a interface de comunicação. Por favor, observe a atribuição dos pinos.
    Binário de aperto: 0,2 Nm.
  8. Ligue o conector do inversor à interface de comunicação no painel de ligação COM2.
  9. Abra a aplicação KOSTAL PIKO CI e ligue-se ao inversor ao qual o recetor de telecomando centralizado está conectado.
  10. Ative o recetor de telecomando centralizado na aplicação KOSTAL PIKO CI, em Configurações > Configurações do inversor > Regulação/adaptação da potência > Recetor de telecomando centralizado (RSE) > Ativar recetor de telecomando centralizado > ON.
  11. Defina os valores de comutação para o recetor de telecomando centralizado em Configurações > Configurações do inversor > Regulação/adaptação da potência > Recetor de telecomando centralizado (RSE) > Potência ativa RSE/Potência reativa RSE/Fator de potência RSE.
  12. Defina a comunicação (LAN ou RS485) no inversor Master para os outros inversores, em Configurações > Configurações de comunicação > Configurações Master/Slave > Configurações Master/Slave > Master.
  1. O recetor de telecomando centralizado está conectado