Configurar o controlo do consumo para bombas de calor (SG Ready)

A utilização da funcionalidade SG Ready é uma solução simples e económica para aumentar o autoconsumo FV através da utilização de uma bomba de calor. O inversor oferece a possibilidade de ativar uma bomba de calor compatível com SG Ready.

São suportados o estado de funcionamento 2 (funcionamento normal) e o estado de funcionamento 3 (recomendação de arranque) da especificação SG Ready.

A bomba de calor/o elemento de aquecimento é então ligado quando as condições definidas estiverem reunidas. Para o efeito, o modo SG Ready pode ser configurado através do menu do Webserver do inversor.

Neste modo, o sinal de ativação é utilizado para dar à bomba de calor uma recomendação de arranque (de acordo com o estado de funcionamento 3 da especificação SG Ready). Neste estado de funcionamento, a bomba de calor trabalha em operação reforçada dentro do controlador para o aquecimento do espaço e preparação de água quente.

O limite de ativação definido deverá, por isso, corresponder, pelo menos, ao consumo de energia que é necessário para a operação reforçada.

Para mais informações sobre a ligação e o consumo de energia, consulte o manual de operação da bomba de calor.

 

Exemplo de configuração do Webserver

É utilizada a saída de comutação n.º 1 (OUT1). Esta deverá ligar-se em função da potência do excedente de rede. De acordo com o fabricante, a operação reforçada da bomba de calor (modo de funcionamento 3) requer 1700 W.

O limite de ativação é definido para a potência de 1700 W necessária para a operação reforçada.

Em Limite de desativação, introduza o valor 50 W.

Assim que a potência de 1700 W para o período definido for excedida, a saída fica ativa pela duração selecionada, mas nunca por menos de 10 minutos. O excedente de rede cai abaixo do limite de desativação para cerca de 0 W assim que a bomba de calor muda para uma operação reforçada.

Depois de decorrida a duração de ligação mínima, a saída de comutação fica novamente inativa.

No campo Frequência de ativação, pode definir a frequência com que o comportamento acima descrito pode ser repetido por dia.

INFORMAÇÕES

Info

Se pretender que a saída seja ligada com base na potência FV, recomendamos que se acrescente ainda a carga de base do consumo doméstico (cerca de 150 a 500 W) ao limite de ativação e de desativação.

 

Configurações SG Ready

Parâmetros

Descrição

Comutar saída com base em

Excedente de rede ou potência FV.

Limite de ativação [W]

A partir deste valor, a saída de comutação é ativada.

Limite de desativação [W]

Abaixo deste valor, a saída de comutação é desativada.

O limite tem de ser excedido por [min]

O limite de ativação/desativação tem de ser excedido pelos minutos especificados até que a saída de comutação seja ativada/desativada. Evita-se, assim, que os aparelhos sejam ligados/desligados repetidamente caso, p. ex., não esteja disponível qualquer energia FV por um breve período. 10 minutos é um período razoável.

Duração de ligação mínima [min]

A saída de comutação permanece ativa, pelo menos, até que o tempo definido seja alcançado. Tal evita que os aparelhos sejam ligados/desligados repetidamente.

A especificação SG Ready determina que o sinal tem de estar ativo durante, pelo menos, 10 minutos. Um valor inferior não pode, por isso, ser definido.

Frequência da ativação [quantidade/dia]

Indica o número máximo de ativações por dia.

Para bombas de calor, recomenda-se a introdução de um máximo de 10 ativações por dia.