Alimentação reduzida nos termos do art. 14.ª, alínea a)

INFORMAÇÕES

Info

Redução de potência nos termos do art. 14.º, alínea a) - válido apenas na Alemanha

A redução de potência nos termos do art. 14.º, alínea a) aplica-se a todas as entidades exploradoras de equipamentos de consumo com colocação em funcionamento a partir do dia 01/01/2024.

No caso de determinados consumidores de energia de maiores dimensões (bombas de calor, Wallboxes ou até o carregamento de uma bateria no inversor a partir da rede), algumas empresas de abastecimento de energia exigem que estes possam ser controlados pela empresa de abastecimento de energia nos termos do art. 14.º, alínea a).

O inversor oferece a possibilidade (p. ex., alimentação reduzida) de implementar ou cumprir este requisito de controlo fiscal da empresa de abastecimento de energia.

Neste caso, a alimentação reduzida do inversor é efetuada pela empresa de abastecimento de energia. Se a empresa de abastecimento de energia enviar o sinal de alimentação reduzida às entradas digitais do inversor através do recetor de telecomando centralizado/caixa de comando, o consumo de energia a partir da rede é limitado nos termos do art. 14.º, alínea a) da EnWG (legislação alemã em matéria de energia).

Após a colocação em funcionamento no Webserver, a capacidade de consumo máxima tem de ser configurada em Geral > Entradas digitais > Alimentação reduzida nos termos do art. 14.º, alínea a. Atualmente, esta tem de ser limitada a um máximo de 4200 W.

Quando a alimentação reduzida está ativa, uma bateria conectada ao inversor já só pode ser carregada a partir da rede com a potência máxima definida.

Uma outra possibilidade de alimentação reduzida nos termos do art. 14.º, alínea a) é o controlo através dos EEBus Use Cases Limitation of Power Consumption (LPC) e Limitation of Power Production (LPP). Para o efeito, o inversor é ligado à internet via LAN com uma caixa de comando FNN (disponibilizada pela empresa de abastecimento de energia), através da qual os comandos são enviados ao inversor.

No inversor em si mesmo, é primeiramente ativado o protocolo EEBus. Em seguida, há ainda que emparelhar a estação remota do EEBus (o adaptador CLS) para estabelecer a ligação.

Para mais informações a este respeito, consulte “EEBus”.