Vista geral das saídas de comutação

Nos bornes X1401/X1402 do inversor, estão disponíveis 4 saídas de comutação digitais, cada qual com uma capacidade de carga de 24 V/100 mA. Através delas, é possível ativar as cargas ou os atuadores existentes.

Além disso, é possível assinalar os eventos que ocorrem. No caso de uma mensagem de evento, o inversor consegue ativar um atuador conectado à saída de comutação (luz de aviso, sinal de mensagem, sistema Smarthome) e assim informar sobre o evento ocorrido.

Para o efeito, as saídas de comutação podem ser configuradas para os diferentes modos de funcionamento através do Webserver. A saída de comutação correspondente é ativada ou desativada assim que as condições configuradas estiverem presentes.

Nos modos Controlo de carga, SG Ready e Wallbox, é possível selecionar a condição sob a qual a saída de comutação deve ser ativada. Pode decidir se a saída é ativada com base na potência excedente que é injetada na rede da empresa de abastecimento de energia ou quando uma determinada potência FV é excedida.

Na área Utilização da bateria para comutar com base em potência FV, é ainda possível configurar a utilização de uma bateria conectada. As configurações aí efetuadas aplicam-se a todas as saídas de comutação para as quais está configurada a comutação com base na potência FV. Quando as condições de ligação estiverem preenchidas, a bateria pode ser descarregada pelo consumo ligado até SoC definida.

Encontra informações sobre a ligação do controlo do consumo em Ligação para controlo do consumo.

Configurar o controlo do consumo

  1. Aceder ao Webserver.
  2. Aceder ao ponto Menu de serviço > Saídas de comutação.
  3. Na configuração da Saída x, selecione o Modo de operação e o Estado do interruptor.
  4. Em Saída x:..., configure as condições, p. ex. Comutar saída com base em > Potência FV ou Excedente de rede.
  5. Se tiver sido selecionada a opção Comutar saída com base em Potência FV, a Utilização da bateria para comutar com base em potência FV pode ser configurada, se assim o desejar. Esta configuração aplica-se a todas as saídas de comutação que devem ser comutadas em função da potência FV.
    A saída de comutação só é ativada se SoC [%] >=: Aqui, é indicado o valor SoC a partir do qual a saída de comutação afetada e, consequentemente, também a bateria, pode ser utilizada. Se as saídas de comutação forem utilizadas independentemente do SoC da bateria, defina o valor para 5 %. Neste caso, a bateria é sempre utilizada. Se pretender que uma reserva permaneça na bateria, defina um valor mais alto ou até para 100 %. Neste caso, o carregamento da bateria é prioritário em relação à utilização da saída de comutação.
    Permitir descarga da bateria apenas se SoC [%] >=: se a saída tiver sido ativada, a bateria pode ser utilizada. Esta é descarregada até ao SoC aqui indicado. Se não pretender que a bateria seja utilizada, defina o valor para 100 %.
  6. Guardar as configurações.
  1. A configuração está concluída.

Possíveis modos de funcionamento

Possíveis estados